A MISSÃO DA ESCOLA

A Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca tem como premissa oferecer uma educação de qualidade, dando condições para que os alunos continuem seus estudos, contribuindo para sua formação como cidadãos participativos, solidários e responsáveis.



quinta-feira, 5 de julho de 2012


Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca
PROJETO: CRIANÇA LIVRE DO BULLYING NA ESCOLA
Este Projeto Atende Ações Do PDE- Produções Interativas.
Disciplinas: Produções Interativas, Artes e Língua Portuguesa

1 – Justificativa

           
O bullying tem ganhado destaque nas manchetes de jornais, revistas e noticiários de TV. Entretanto, é um antigo problema de todas as escolas, que tem se agravado cada vez mais. Percebendo esse contexto, a professora de Produções Interativas juntamente com a Coordenação de área de Língua Portuguesa e equipe pedagógica da Escola, entendeu a necessidade urgente de elaborar um projeto com o objetivo de combater esse tipo de crime tão perverso e tão frequente no espaço escolar, uma vez que o bullying está sendo trabalhado do 6º ao 9º ano com o Projeto Tosco em Ação, explorando e disseminando a cultura da paz, da boa convivência, do diálogo em três eixos práticos:

1 – Esclarecer sobre o problema; aceitar que ele existe.
2 – Como prevenir.
3 – Como resolver. 

O desenvolvimento do projeto se dará nas aulas de Produções Interativas, que a professora através de fábulas para garantir que tomem consciência de que existe um problema e que não se pode ficar omisso.
          As ações propostas nesse projeto são ações simples, porém a o alcance de todos nós, que desejamos um ambiente escolar melhor, menos violento e mais pautado na cultura da paz e dos valores.



2 – Objetivos

- Tomar consciência de que o problema existe e mapeá-lo de acordo com a realidade de cada sala de aula.
- Entender o que é o bullying e envolver toda a comunidade escolar e a família na busca de soluções.
- Desenvolver atividades que contemplem os valores éticos e a cidadania.
- Elaborar regras de boa convivência.
- Encontrar soluções para os momentos mais vulneráveis e propícios às situações de acometimento de bullying: entrada, recreio, Educação Física e saída.

3 – Alunos atendidos

Todos os alunos do 1º ao 5º ano (ensino fundamental de 9 anos) da Escola .



4 – Tempo estimadoO projeto será trabalhado em duas etapas:
Intensiva com duração de 15 dias e extensiva que acontecerá ao longo de todo o ano letivo atual.
5 – Recursos materiais

- Textos fábulas sobre bullying. “Bullying na escola: o que é isso?”
Material do aluno, cartolinas, revistas, lápis de cor, régua...
Recursos tecnológicos: vídeos sobre bullying na STE.
6 – Recursos Humanos
Diretora: Ana Rita Souza Marques
Coordenação Pedagógica: Luciene Furtado Artigas Barbosa
Coordenadora de Língua Portuguesa: Lucenir Oliveira Dorna Lara
Professora responsável: Laís Amorim Rocha Rosa
Suporte Tecnológico: Cláudia Rodrigues Gonçalves – Profª. Gerenciadora STE
Professores: Equipe docente da escola (1º ao 5º ano).

7 – Desenvolvimento (Sugestões)

Primeira Etapa:

           Pergunte aos alunos o que é bullying e peça que elaborem uma frase que sintetizem o significado. Fazer a leitura coletiva da fábula sobre bullying.

Faça um cartaz com as regras de convivências entre os alunos.

Segunda Etapa:

Criar situações em que os alunos proponham ações de como prevenir para que essas ações sejam coibidas dentro da escola:

- Regras de convivência (combinados);
- Confecção de cartazes;
- Produção de texto (poesias, bilhetes, avisos, etc.);
- Textos de apoio para os alunos lerem com os pais em casa;
- Trazer a opinião dos pais registrados e expostas na classe, etc.

Terceira Etapa:

            Criar situações em que os alunos, tendo reconhecimento que problema existe, proponham possíveis soluções de maneira objetiva:

- Momentos de reflexão;
- Deixar a turma falar;
- Dar o exemplo (usar o slogan: Seja você o bem que deseja ver no mundo);
- Trabalhar a questão dos valores (dinâmicas e textos);
- Planejar atividades diferenciadas que valorizem a harmonia, o respeito mútuo e a socialização para as atividades de recreio, aulas de educação física, entrada e saída (planejar em conjunto com os alunos).

8 – Avaliação

           
Identificar as mudanças de comportamento nos alunos ao longo do desenvolvimento do projeto, observando os pontos positivos e negativos para redimensionamento das ações.
9_ Duração:
De: 16/06/2012 à 31/07/2012 – (período de recesso- férias).



    









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