PROJETO: CRIANÇA LIVRE DO BULLYING NA ESCOLA
Este Projeto Atende Ações Do PDE- Produções Interativas.
Disciplinas: Produções Interativas, Artes e Língua Portuguesa
1 – Justificativa
O bullying tem ganhado destaque nas manchetes de jornais, revistas e noticiários de TV. Entretanto, é um antigo problema de todas as escolas, que tem se agravado cada vez mais. Percebendo esse contexto, a professora de Produções Interativas juntamente com a Coordenação de área de Língua Portuguesa e equipe pedagógica da Escola, entendeu a necessidade urgente de elaborar um projeto com o objetivo de combater esse tipo de crime tão perverso e tão frequente no espaço escolar, uma vez que o bullying está sendo trabalhado do 6º ao 9º ano com o Projeto Tosco em Ação, explorando e disseminando a cultura da paz, da boa convivência, do diálogo em três eixos práticos:
1 – Esclarecer sobre o problema; aceitar que ele existe.
2 – Como prevenir.
3 – Como resolver.
O desenvolvimento do projeto se dará nas aulas de Produções Interativas, que a professora através de fábulas para garantir que tomem consciência de que existe um problema e que não se pode ficar omisso.
As ações propostas nesse projeto são ações simples, porém a o alcance de todos nós, que desejamos um ambiente escolar melhor, menos violento e mais pautado na cultura da paz e dos valores.
As ações propostas nesse projeto são ações simples, porém a o alcance de todos nós, que desejamos um ambiente escolar melhor, menos violento e mais pautado na cultura da paz e dos valores.
2 – Objetivos
- Tomar consciência de que o problema existe e mapeá-lo de acordo com a realidade de cada sala de aula.
- Entender o que é o bullying e envolver toda a comunidade escolar e a família na busca de soluções.
- Desenvolver atividades que contemplem os valores éticos e a cidadania.
- Elaborar regras de boa convivência.
- Encontrar soluções para os momentos mais vulneráveis e propícios às situações de acometimento de bullying: entrada, recreio, Educação Física e saída.
3 – Alunos atendidos
Todos os alunos do 1º ao 5º ano (ensino fundamental de 9 anos) da Escola .
4 – Tempo estimadoO projeto será trabalhado em duas etapas:
Intensiva com duração de 15 dias e extensiva que acontecerá ao longo de todo o ano letivo atual.
5 – Recursos materiais
- Textos fábulas sobre bullying. “Bullying na escola: o que é isso?”
Material do aluno, cartolinas, revistas, lápis de cor, régua...
Recursos tecnológicos: vídeos sobre bullying na STE.
6 – Recursos Humanos
Diretora: Ana Rita Souza Marques
Diretora: Ana Rita Souza Marques
Coordenação Pedagógica: Luciene Furtado Artigas Barbosa
Coordenadora de Língua Portuguesa: Lucenir Oliveira Dorna Lara
Coordenadora de Língua Portuguesa: Lucenir Oliveira Dorna Lara
Professora responsável: Laís Amorim Rocha Rosa
Suporte Tecnológico: Cláudia Rodrigues Gonçalves – Profª. Gerenciadora STE
Professores: Equipe docente da escola (1º ao 5º ano).
Professores: Equipe docente da escola (1º ao 5º ano).
7 – Desenvolvimento (Sugestões)
Primeira Etapa:
Pergunte aos alunos o que é bullying e peça que elaborem uma frase que sintetizem o significado. Fazer a leitura coletiva da fábula sobre bullying.
Faça um cartaz com as regras de convivências entre os alunos.
Segunda Etapa:
Criar situações em que os alunos proponham ações de como prevenir para que essas ações sejam coibidas dentro da escola:
- Regras de convivência (combinados);
- Confecção de cartazes;
- Produção de texto (poesias, bilhetes, avisos, etc.);
- Textos de apoio para os alunos lerem com os pais em casa;
- Trazer a opinião dos pais registrados e expostas na classe, etc.
Terceira Etapa:
Criar situações em que os alunos, tendo reconhecimento que problema existe, proponham possíveis soluções de maneira objetiva:
- Momentos de reflexão;
- Deixar a turma falar;
- Dar o exemplo (usar o slogan: Seja você o bem que deseja ver no mundo);
- Trabalhar a questão dos valores (dinâmicas e textos);
- Planejar atividades diferenciadas que valorizem a harmonia, o respeito mútuo e a socialização para as atividades de recreio, aulas de educação física, entrada e saída (planejar em conjunto com os alunos).
8 – Avaliação
Identificar as mudanças de comportamento nos alunos ao longo do desenvolvimento do projeto, observando os pontos positivos e negativos para redimensionamento das ações.
9_ Duração:
De: 16/06/2012 à 31/07/2012 – (período de recesso- férias).
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