ESCOLA ESTADUAL MARECHAL
DEODORO DA FONSECA
PROJETO: FECHE A CAIXA: USANDO
O CÁLCULO MENTAL
Aquidauana/MS
2012
·
Sumário
Identificação....................................................................................................................03
Apresentação...................................................................................................................03
Justificativa.....................................................................................................................03
Objetivo geral.................................................................................................................04
Objetivos específicos......................................................................................................04
Metodologia....................................................................................................................04
Recursos..........................................................................................................................05
Desenvolvimento............................................................................................................05
Breve relato da culminância............................................................................................05
Resultados esperados......................................................................................................05
Estratégias de divulgação...............................................................................................05
ANEXOS.........................................................................................................................06
·
IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca
Direção: Ana Rita de Souza
Marques
Coordenadora Pedagógica: Luciene Artigas Barbosa
Professora (s) autora (s) do
projeto: Cláudia Rodrigues Gonçalves,
Tanya Auxiliadora Cintra Olarte e Aline Arantes.
Professor Gerenciador de Tecnologia
Educacional e Recursos Midiáticos: Cláudia
Rodrigues Gonçalves
Execução do Projeto: Alunos do 6º A, matutino e professora de
matemática Tanya Auxiliadora Cintra Olarte e professora Gerenciadora Cláudia
Rodrigues Gonçalves.
·
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade apresentar uma forma diferenciada e
atrativa para desenvolver as habilidades do aluno em operações de números
naturais.
O jogo foi inventado há muitos e muitos anos, por marinheiros da
Normandia que queriam se divertir durante as travessias dos mares, em todos os
portos que paravam, ensinavam as regras aos moradores do lugar. E assim ele
ficou conhecido no mundo todo.
·
Justificativa
A linguagem matemática, com seu código próprio, é
a ferramenta mais precisa de que o homem dispõe para estruturar pensamentos,
descrever o mundo e comunicar idéias. Proporcionar aos alunos o domínio dessa
ferramenta é um dos grandes desafios enfrentados pela escola. Há um ponto sobre
o qual a concordância entre os educadores vem crescendo: o problema da
matemática – sua aura de dificuldade e o baixo desempenho dos alunos – deve-se
principalmente a um modo tradicional de ensinar que se baseia na memorização de
fórmulas e procedimentos, sem a preocupação com os significados
e conteúdos que eles expressam.
O
ensino de Matemática tem sido percebido por muitos alunos como algo monótono,
em que o professor transfere conceitos fundamentais através de aulas tediosas e
maçantes.
Acreditamos que a utilização de materiais concretos,
lúdicos e da tecnologia na pedagogia moderna auxilia e contribui para a eficácia
do aprendizado do aluno que, através do simples “brincar”, não apresenta limites,
antes encontrados dentro da sala de aula em certas matérias, ou seja, permite
ao aluno evoluir segundo seu próprio ritmo.
·
Objetivo Geral
ü
Utilizar as mídias como instrumentos mediadores para
desenvolver e estimular o interesse do aluno em adquirir novos conhecimentos.
·
Objetivos Específicos
ü
Fechar o maior número de caixas, perdendo o mínimo de pontos;
ü
Estimular o cálculo mental;
ü
Usar o raciocínio lógico;
ü Desenvolver a atenção,
agilidade, capacidade de análise, relacionar, refletir sobre as atividades em
estudo;
ü Experimentar, cooperar,
pensar, memorizar, lembrar, ser ativo dentro do processo de aprendizagem.
Metodologia
No primeiro
momento será proporcionado aos alunos atividades a serem realizadas em sala de
aula pelo professor regente de matemática, utilizando o livro didático, lousa e
giz, pesquisas na internet, jogos didáticos variados que irão ajudar a
desenvolver o raciocínio lógico, o cálculo mental, a agilidade, a atenção do
aluno, etc.
No segundo
momento será apresentado ao aluno, na Sala de Tecnologia, o jogo “Feche a
Caixa” do site Nova Escola, mostrando a eles como funciona este jogo, quais são
as regras a serem seguidas e como funcionará a disputa entre eles. Neste
momento eles terão a oportunidade de executar o jogo para adquirirem prática e
conhecimento do mesmo.
No terceiro momento os alunos
executarão o jogo.
A
primeira rodada será de nove equipes de três jogadores disputando entre si, daí
sairão os nove melhores que formarão três equipes de onde sairão os três
melhores que disputarão o 1º, 2º e 3º lugar, que serão os melhores dos
vencedores. Em seguida teremos a disputa entre os melhores dos perdedores,
repetindo toda a regra anterior.
·
Recursos:
·
Humanos: Professora de matemática,
professora gerenciadora, alunos do Ensino Fundamental, coordenação pedagógica e
direção escolar.
·
Materiais: Livro didático, caderno,
lápis e borracha, lousa, giz, folha sulfite, caneta.
·
Tecnológicos: Computadores, internet (site
Nova Escola), máquina fotográfica digital.
·
Físicos: Sala de aula, Sala de Tecnologia Educacional,
· Desenvolvimento
(Breve resumo do Projeto)
O presente projeto visa apresentar uma forma diferenciada e atrativa para
desenvolver as habilidades do aluno em operações de números naturais, bem como
proporcionar aos alunos o
domínio dessa ferramenta que é um dos grandes desafios enfrentados pela escola.
· Breve
relato da culminância;
Foi necessário 3 h/aulas para desenvolver o projeto, os alunos se
empenharam ao máximo, usando o cálculo mental, a capacidade de análise e
principalmente a vontade de vencer.
· Resultados esperados
Desenvolvimento
do cálculo mental;
Mais atenção e
gosto pelas aulas de matemática.
· Estratégias
de Divulgação (escola e comunidade)
·
Blog: eemarechaldeodorodafonseca.blogspot.com
·
Facebook: eemarechaldeodorodafonseca@gmail.com
Marechal
Deodoro da Fonseca
·
Orkut: eemarechaldeodorodafonseca@gmail.com
ANEXOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário