PROJETO: Raízes
da África
Aquidauana-MS
2012
·
Sumário
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IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca
Direção: Ana Rita de Souza
Marques
Coordenadora Pedagógica:
Luciene Furtado Artigas Barbosa
Professora autora do projeto: Márcia Francisca da Silva Fanaya
Professora Gerenciadora de Tecnologia
Educacional e Recursos Midiáticos: Cláudia
Rodrigues Gonçalves
Professora Colaboradora: Sandra Gimenez Carneiro
APRESENTAÇÃO
O projeto tem
por tema: Raízes da África, tendo por tempo de execução 2 meses – 2ª quinzena
de setembro a 2ª quinzena de novembro, sendo sua culminância no dia 20 de
novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.
Este projeto possui
como características relevantes: Projeto interdisciplinar - envolvendo as
disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia, Arte, Produção
Interativa, Inglês, Ciências e Educação Física.
JUSTIFICATIVA
O presente
projeto tende a comemorar o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra,
dedicando o mês de novembro a debater e refletir sobre as diferenças raciais e
a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e
comunidade.
Com este
trabalho espera-se que a consciência se valorize e respeite a diversidade
cultural existente em nosso País.
Objetivo Geral
o Resgatar a cultura negra e
seus afro-descendentes e afro-brasileiros na escola e na sociedade.
o Refletir e valorizar a
identidade da criança negra.
o Redescobrir a cultura
africana estigmatizada pela cultura do homem branco.
o Esclarecer quanto aos
costumes religiosos da cultura africana.
o Incentivar discussões
construtivas na formação de um posicionamento critico frente à constituição
étnico-racial brasileira.
Metodologia
A cultura afro será articulada com a prática social e aos conteúdos específicos
das disciplinas através de projetos interdisciplinares, envolvendo diversos
meios para aprendizagem, tais como:
·
Ler e interpretar letras de músicas e poemas relacionados ao
assunto.
·
Filmes.
·
Pesquisas bibliográficas.
·
Montagem de painel (artistas, personalidades de destaque,
poemas, músicas, máscaras, culinárias, etc).
·
Produção e apresentação de poesias
·
Produção de cinema em caixa com lendas africanas.
· Recursos Humanos
·
Professores
·
Alunos
· Materiais.
·
Livros;
·
Xérox;
·
Cartolina branca;
·
Lápis preto;
·
Pincéis atômicos;
·
Canetas estereográficas;
·
TNT
·
Papel cartão
·
Giz de cera
·
Caixa de sapato
·
Som
·
Tinta Pinta Kara
·
Pincéis
· Tecnológicos
·
Máquina fotográfica Digital;
·
Filmadora;
·
Internet;
·
Data Show;
·
Multimídia;
·
Som;
·
Telão;
·
CD;
·
Pen Drive;
·
Celular;
·
Notebook;
·
Microfone;
·
Caixas de Som.
· Físicos
·
Área escolar
·
DESENVOLVIMENTO
O
desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos
citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade
local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema
será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração,
sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer
observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações
e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:
Livro: “Menina bonita do
laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 2007;
Livro: “Declaração Universal
dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003;
Estudo de alguns
artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos; exibição de vídeo (clipes):
”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento; promover reflexões
positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre
o tema; audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti –
lágrimas do sul”; ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com
tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de
fita” e “cabeça de negro”.
Estar em contato
com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
Produção em artes com
sucatas; assistir e participar de uma apresentação de capoeira.
·
CULMINÂNCIA
A culminância do projeto se dará com um
momento de degustação de receitas típicas da culinária africana com o
envolvimento dos diversos segmentos da escola.
Como resultado acrescentar conhecimentos
assim como a reflexão positiva sobre a questão de diferenças entre as etnias de
diversas culturas.
Ainda como parte do processo de encerramento
os alunos desenvolverão atividades artísticas relacionadas à África e seus
costumes, com danças, desenhos, músicas, poemas e dramatizações, que serão apresentados
na Noite Cultural da escola Marechal, atividade realizada no período noturno
com a participação da comunidade.
·
RESULTADOS ESPERADOS
• Apropriação de diversos saberes, além da
conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e
deveres etc.;
• Desenvolvimento de valores – conceitos e
procedimentos;
•Apropriação de novas aprendizagens, a partir
de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
No final, sempre com a
orientação do professor, os alunos organizarão os conhecimentos que adquiriram,
fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc.
E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e humanos serão
trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.
Montaremos uma exposição com os
materiais coletados e produzidos pelas crianças em conjunto com o professor,
para que sejam apresentados no mural para possível visita dos pais que,
infelizmente, não têm muita disponibilidade para vir à escola, então, estaremos
mostrando e comentando estes trabalhos com eles no dia da reunião de pais.
·
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO
O trabalho será divulgado nos murais da escola, nas salas de aula e
através das Redes Sociais.
·
Blog:
eemarechaldeodorodafonseca.blogspot.com
·
Facebook:
Marechal Deodoro da Fonseca
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Orkut
EE Marechal MDDF
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ANEXOS:
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