Projeto de
Leitura e Produção Textual
Limeriques.
1º momento sala de aula (30min):
Reconhecimento
da palavra limeriques. Qual é o significado. Qual é o tipo textual e gênero.
Definição de limeriques. Identificá-los e diferenciá-los de outros poemas. Entender
o que é limerique.
2º momento sala de aula (30 min):
Trazer os livros
para a sala de aula (poemas e limeriques)
•Limeriques da
Coroa Implicante e
•Limeriques da
Cocanha de Tatiana Belinky
•Dezenove Poemas
desengonçados de Ricardo Azevedo
→ Fazer a comparação e observar as diferenças
entre um gênero textual é o outro
→ Ler para os alunos e permitir o manuseio dos
livros.
3º momento STE - Google (1h/a):
Pesquisar limeriques e mameliques para leitura
e reconhecimento do texto. Identificar que limerique é um tipo de poema de
cinco versos. Entendimento das rimas dos limeriques.
4º momento STE – Google (1h/a):
Pesquisar limeriques para leitura,
visualização das rimas/copiar dez limeriques diferentes a escolha do grupo para
registros no caderno de Língua Portuguesa.
6º momento STE (1h/a):
Entrar no site
Cadastrar-se, escrever os limeriques que
produziu e enviar. Cada aluno deverá enviar seu limerique.
7º momento:
Na sala de aula, passar a limpo os limeriques
produzidos numa folha de sulfite, ilustrar, nomear com o tema e assinar.
8º momento:
Expor os limeriques num varal de poesias na
sala de aula para apreciação.
9º momento:
Colocar os limeriques elaborados pelos alunos
e ilustrados no blog da Escola Marechal.
10º momento:
Produzir um livro: Coletânea dos limeriques
elaborados pelos alunos 4ª Ano B – 2013. Escola Marechal – Período vespertino.
Profª Tanya - 4º ano B
Nenhum comentário:
Postar um comentário